Tirando as dúvidas sobre biscuit para cosplay

Olá pessoal :3 Muita gente me pergunta sobre biscuit, dúvida gerais, como usar, onde comprar... Então vou fazer este post para ajudar quem precisa!

1 - Onde comprar? 

É possível comprar a massa de biscuit pronta para uso em lojas de artesanato. Eu costumo comprar a da Fox, de 1kg, e custa em média R$12.
Também é possível fazer a massa, mas acho muito complicado, então nisso não posso ajudar.



2 - Como colorir o biscuit?

Dependendo do uso, é possível colorir o biscuit antes da aplicação. Se o fundo do que você for fazer for de uma cor e os detalhes em biscuit for de outra, vale a pena colorir antes. Para tal, é só misturar tinta de tecido ou tinta acrílica no meio da massa, e ir amassando mais até ela ficar uniforme. Vale lembrar que ao secar, o biscuit ficará um pouco mais escuro que a cor que está, então antes é sempre bom testar (isso não funciona para cores metálicas).
Também é possível pintar o biscuit depois que ele secar, já na peça final. Praticamente qualquer tinta pega nele.
 
3 - Como modelar?
No aspecto de modelagem, o biscuit é bem parecido com massinha de modelar, só que um pouco mais consistente. A diferença é que depois de algum tempo, ele fica durinho. Mas atenção: ele não fica 100% duro como um durepox, só fica assim quando está em pouca quantidade. Quando é utilizada uma camada grossa de biscuit (mais de 2 cm), o interior dele não seca direito, então ele não é recomendado para coisas muito grandes.

4 - O que é possível fazer com biscuit?

Eu utilizo biscuit para fazer detalhes em armaduras e armas (relevos, 3D), e ás vezes para revestir algumas peças com uma camada fina.
Também é possível modelar bonequinhos com biscuit, mas neste caso, é preciso fazer uma sustentação com arame ou algo do gênero, pois durante a secagem, o biscuit "tomba" se estiver moldado em algo muito alto.

5 - Onde o biscuit adere?

Não é em toda superfície que o biscuit adere, em papelões, sobre algumas tintas, papéis e algumas madeiras ele não gruda, mas a solução é simples: se ele não aderir, passe uma camada de cola branca na superfície, e depois de seca, o biscuit grudará bem nela.

6 - Exemplos de aplicações de biscuit:

Armas da Katarina - League of Legends: o biscuit foi utilizado para fazer os relevos no meio delas, e também para vedar os cantos.
 


Armadura da Erza (Imperatriz do Trovão): O biscuit foi utilizado para vedar os cantos e endurecer os espinhos. Foi passada uma fina camada de biscuit sobre eles, sendo moldado com água para ficar lisinho.
Vorpal Blade (Alice): O biscuit foi utilizado para fazer a parte cortante da faca e vedar a parte de cima. O cabo também é feito de biscuit (mas dentro tem uma base de sustentação), e os detalhes em 3D também.


Para mais exemplos é só dar uma olhadinha nos outros posts do blog, pois desde que eu conheci o biscuit, não teve um cosplay que não utilizei ele ^^' E para qualquer dúvida, não deixem de perguntar aqui nos comentários!


Compartilhe no Google Plus

Sobre Yuuki

Designer, Técnica em Informática e cosplayer desde 2009. Trabalha com costura, confecção de armaduras, acessórios e réplicas de armas.

4 comentários :

  1. Quanto trabalho lindo com biscuit que você fez *O* ..
    Há como conservar um biscuit? ;o;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catia ^^ Se você manter o biscuit em um plástico fechado sem a entrada de ar, ele permanece molinho e você pode moldá-lo quando quiser, eu guardo minha massa em um plástico e para garantir também coloco em pote, assim nunca preciso jogar fora, e sempre está prontinho para o uso :)

      Excluir
  2. Não é possível visualizar as imagens...

    ResponderExcluir