[NEWS] Patreon no meio cosplay

Há algum tempo passamos por uma grande polêmica no Brasil envolvendo cosplayers e as famosas "vaquinhas", que é um meio de conseguir dinheiro para continuar mantendo seu hobby a partir de doações. A prática já era famosa em outros países, mas por aqui a opinião da maioria do público foi bem desfavorável a quem iniciou a divulgação das campanhas. Muitas pessoas acabaram desistindo das "vaquinhas" e optaram por outros meios de coletar fundos.

Um método que já é utilizado há muito tempo com youtubers, ilustradores e outros artistas foi adotado no meio cosplay. O Patreon é um sistema de crowdfunding onde quem apoia seu artista vira o patrono dele, ou seja, faz uma doação que pode até ser mensal de certa quantia. O sistema do Patreon acaba sendo menos polêmico que as "vaquinhas" pois os patronos do cosplayer recebem uma recompensa pela doação, e assim o cosplayer terá mais recursos para continuar produzindo. O meio de funcionamento do site é favorável para quem paga e quem recebe, além disso, é possível escolher entre diversas opções de pagamentos e recompensas, que são disponibilizadas em uma lista por cada artista.

As recompensas podem sers acesso à fotos inéditas para quem doa U$ 1 e até  livros, acesso a tutoriais exclusivos e pôsteres para quem doa U$ 20 ou mais. Vale a pena pesquisar as páginas de alguns cosplayers e prop makers, quem sabe você não se interessa em ser patrono de um deles ou em iniciar sua própria campanha no site?

Exemplo de recompensas oferecidas pela cosplayer Maridah

Muitos cosplayers estão evitando usar o Patreon com o medo de não receber doações e perder a motivação para criar e também sofrer retaliações, da mesma forma que ocorreu com as "vaquinhas". Também foram encontradas pessoas que não usam pois se sentirão obrigadas a produzir caso estejam sendo financiadas, o que pode desmotivar a pessoa a criar o que realmente deseja. Entretanto, alguns casos deram certo, como a cosplayer Maridah (imagem acima), que recebe cerca de U$ 550,00 por mês com o site.

E você, usaria o Patreon para financiar seus projetos? O que acha do sistema?
Compartilhe no Google Plus

Sobre Yuuki

Designer, Técnica em Informática e cosplayer desde 2009. Trabalha com costura, confecção de armaduras, acessórios e réplicas de armas.

0 comentários :

Postar um comentário