segunda-feira, 13 de junho de 2022

É POSSÍVEL VER A AURORA BOREAL EM ESTOCOLMO, MAS... 🇸🇪

 Olá! Uma pergunta que recebo às vezes, principalmente de turistas, é sobre a aurora boreal em Estocolmo. 

E a resposta é sim, é possível ver a aurora em Estocolmo, e esta sou eu na janela do meu apartamento com a aurora ao fundo (sim, eu estava de pijama). Esta foto é do dia 15 de janeiro de 2022. Precisei aumentar um pouco o brilho dessa foto por causa do contraste de dentro do apartamento.



Eu não tenho uma câmera potente e nem um celular moderno (no meu Galaxy não aparecia nada), mas a olho nu era possível ver a aurora e no Iphone do meu noivo foi possível capturar essas imagens (mas ao vivo era mais bonito, ainda mais por causa dos movimentos). Esta foto só da parte de fora está sem a correção de brilho:


 
Algumas pessoas em Estocolmo sempre estão acompanhando a previsão de aurora (é possível ver isso com aplicativos ou sites, só procurar por "Aurora" nas lojas de aplicativos, colocar a localização e então você será notificado quando há alguma possibilidade). Essas pessoas gostam de ir para os pontos mais altos e com menos iluminação da cidade e esperar - às vezes por horas - até a aurora aparecer, ou até as nuvens irem embora.

 Mas continuando com a resposta, definitivamente não recomendo uma viagem para Estocolmo com esta finalidade pois é raro isso acontecer aqui. Moro aqui há 2 anos e meio, e somente em um dia foi possível ver a aurora com esta intensidade, e não há como prever isso com antecedência.


Quanto mais ao norte do globo você terá mais chances de ver a aurora (e com uma intensidade bem melhor), então uma viagem para o norte da Suécia é a melhor forma de ter essa experiência, você pode procurar lugares como Kiruna, Jukkasjärvi ou outras cidades da região, e também verifique a época do ano (geralmente só é possível ver a aurora nos meses de inverno). Há alguns pacotes e tours exclusivos para isso, com caçadores profissionais de aurora, mas mesmo asim recomendo que no caminho você faça uma parada em Estocolmo para conhecer a cidade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário